Tuesday, June 13, 2006

O Silêncio

Um homem dirigiu-se a umconvento de clausura, isto é, um convento onde se vive longe do ruído da cidade e num silêncio desejado.Perguntou a um desses monges:
- Que aprendeis vós com a vossa vida de silêncio?
O monge estava a tirar água de um poço. Disse ao seu visitante:
- Olha para o fundo do poço. Que vês lá dentro?
O homem olhou para dentro e disse:
- Não vejo nada.
O monge ficou algum tempo sem se mover e no final disse ao visitante:
- Contempla agora. Que vês no fundo do poço?
- O homem obedeceu e repondeu:
- Agora vejo-me a mim próprio: espelho-me na água.
O monge concluiu:
- Vês? Quando eu mergulho o balde, a água fica agitada. Agora, pelo contrário, está tranquila. É esta a experiência do silêncio: o homem vê-se a si próprio.

in "Bons dias" de Pedrosa Ferreira

2 comments:

Anonymous said...

olá sou brasileira e achei lindas suas histórias. Gostaria de usá las p trabalhar com as pessoas. poderia enviar p meu email? olvidia@terra.com.br

Joninhas said...

Olvidia, basta copiar do meu blog, as histórias que quiser. Bom Trabalho!